Dire Straits: Sultans Of Swing, ainda irretocável décadas depois

“Sultans of Swing” foi o primeiro lançamento em single da banda britânica DIRE STRAITS. Apesar de ter sido lançado originalmente em 1978, foi seu relançamento em 1979 que fez com que a faixa se tornasse um grande sucesso mundo afora até os dias de hoje.

A faixa foi gravada primeiramente como demo no Pathway Studios, zona Norte de Londres em julho de 1977 e despertou curiosidade generalizada depois de ter sido incluída na programação da Radio London. Sua popularidade logo alcançaria os executivos das gravadoras e a Phonogram Records ofereceu um contrato ao Dire Straits.

A música foi então regravada no começo de 1978 nos Basing Street Studios para o disco de estreia da banda, “Dire Straits”. A gravadora queria uma sonoridade mais rock e menos polida para o rádio, então uma versão alternativa foi gravada nos Pathway Studios em abril de 1978elançada como singles em alguns países.

A canção foi composta pelo guitarrista MARK KNOPFLER em um dia chuvoso em um bar na cidade de Ipswich, nos arredores de Londres. A inspiração veio de uma banda de jazz tosca tocando no canto de um pub praticamente vazio. No fim do show, o vocalista foi até o microfone e anunciou que eles eram os “Sultans of Swing”.

Abaixo, duas execuções distintas da música, mas igualmente interessantes. Na primeira – do home vídeo e álbum “Alchemy”, observem como o baterista ‘sobra’ em relação ao resto da banda. A segunda é conduzida por Mark Knopfler na noite do último dia 7 de maio, em Praga, na República Tcheca.

 

Fonte: Whiplash

Deixe uma resposta

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>